quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Você já ouviu falar de burocracia?

        Muitas vezes em nosso cotidiano usamos o termo burocracia para expressar algo negativo como a dificuldade ao abrir uma empresa ou obter alguma documentação, esta palavra, porém, é uma aliada para regular as atividades de uma empresa ou órgão possibilitando a resolução de possíveis conflitos.
          Quando dizemos que para se obter algo existe muita burocracia pelo caminho, estamos nos referindo às disfunções da burocracia, pois algumas vezes nas organizações existem excesso de regras que podem nos confundir e dificultar o andamento de alguma atividade.
             Regras e normas (formalidade), extinção de privilégios (impessoalidade) e o profissionalismo são mesmo características da burocracia. Mas pare por um minuto e imagine se não houvesse um regulamento para utilizar os serviços do Acessa SP, como não seria complicada a vida dos monitores, por exemplo?
         Vale lembrar que as regras e normas existentes foram racionalmente pensadas para um propósito específico, por isso, devemos nos acalmar e também sermos racionais diante de uma situação em que as exigências para se obter algo pareçam absurdas.